Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Biscoito? Pão? ESCORREGADO!




Já devo ter comentado em algum post por aqui que éramos uma Família sem muitas condições financeiras, porém muito queridos por todos na pequena Cidade de Jacareí dos anos 60.
Nunca trancávamos a porta de entrada durante o dia e nossa casa era um entra e sai constante de amigos.
Nessa época eu estava cursando o Ginásio (assim chamado antes) e todos os trabalhos escolares eram feitos na nossa Cozinha, que era grande e tinha uma mesa central com bancos enormes.
Tempo de grana curta, mas sensacional!
No piano sempre havia alguém dedilhando Tom Jobim, Vinícius.... que saudade!

Pois bem, minha avó era cozinheira de mão cheia e fazia coisas deliciosas, mas nem sempre tínhamos a despensa sortida para que ela pudesse exercer sua magia culinária. Muitas vezes nem dinheiro para o pão nosso de cada dia tínhamos. Com tudo isso, afirmo de boca cheia que éramos muito felizes.
Quando a galera se reunia para os trabalhos escolares, minha avó fazia questão de nos servir ao menos um café....e lá vinha o ESCORREGADO!!!

ESCORREGADO nada mais é que uma mistura de farinha, água e sal frita aos poucos em uma boa quantidade de gordura.



Ingredientes
(para uns 10 escorregados mais ou menos)

4 a 5 colheres de Farinha de Trigo
Sal a gosto (um colher de chá aproximadamente)
Água o quanto baste (aprox. 150ml)
Óleo para fritar.

Misture bem todos os ingredientes.

OBS: A massa deve ficar um pouquinho mais grossa que a de panqueca.


Numa frigideira coloque uma generosa quantidade de óleo (uso o de Canola), mais ou menos uns dois centímetros de altura.
Não tente usar pouco óleo porque o resultado é desastroso...você obterá uma panqueca mole e sem graça.
Frite uma por uma até que esteja bem douradinha. 


Coloque sobre papel absorvente para "tentar" eliminar um pouco de gordura.

Só isso!!! 
Fácil, né? 
O grande problema é sua nutricionista descobrir que você anda fazendo isso...rs


Chame alguém que você ame e divida com ela esse pecado !
No meu caso, eu e Comadre e Prima Ana Catarina, dividimos os Escorregados e as lembranças doces de Vó Doca!

BOM APETITE!

Um comentário:

  1. Hummmm..... Me deu uma saudade das "magias" da minha avó na cozinha também...... Vou fazer para as netas, bjs amigairma

    ResponderExcluir